Você sabia que médicos podem atuar como profissionais liberais? Isso significa que após o seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), é possível se tornar uma pessoa jurídica e constituir um CNPJ para recebimentos.

Dessa forma, este profissional da saúde pode atuar com a prestação de serviços. Mas além disso, também é possível prestar atendimento como:

  • Funcionário CLT;
  • Prestador de serviços autônomo.

Logo, é preciso analisar os fatores que podem influenciar na decisão da escolha de um modelo com bastante atenção. Isso porque, cada oportunidade carrega uma série de vantagens e especificidades que precisam ser atendidas.

Deseja compreender melhor este assunto? Leia com atenção este nosso conteúdo e compreenda porque constituir um CNPJ para recebimentos. Vamos lá?

 

Vale a pena constituir um CNPJ para recebimentos?

A pergunta do nosso capítulo faz parte do dia a dia de muitos profissionais. Afinal de contas, médicos encontram diferentes modelos de atuação disponíveis no mercado.

Entre elas, é possível constituir CNPJ para médicos. Deste modo, o profissional conseguirá atuar com maior autonomia sobre a de sua prestação de serviços.

Além disso, ele também encontra a oportunidade de atuar com maior flexibilidade de horários e receber uma remuneração maior.

Na prática, constituir um CNPJ para recebimentos, possibilita uma gestão de negócios mais assertiva.

Isso porque, o profissional precisará fazer o controle de tributos que incidem sobre o exercício de seus serviços. Logo, também é preciso se manter em dia o cumprimento de suas obrigações com o governo.

Aprenda mais lendo: Você sabe como separar as finanças pessoais das finanças da empresa?

 

O que acontece depois de constituir um CNPJ para recebimentos?

Ao constituir um CNPJ para médicos, é preciso estar preparado para o recolhimento de tributos, que deverá ser feito pelo próprio profissional.

Deste modo, ao abrir uma empresa, é preciso enquadrá-la em um regime tributário, como por exemplo no Simples Nacional.

Este é o regime tributário mais adotado entre os profissionais liberais. Diante disso, o próximo passo é se atentar aos principais impostos a serem recolhidos. São eles:

 

  • DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Dessa forma, ao constituir um CNPJ para médicos, é fundamental contar com apoio de uma contabilidade especializada neste seguimento.

 

Como constituir um CNPJ?

No momento de constituir um CNPJ para médicos, boa parte dos médicos podem acabar se deparando com algumas dúvidas.

Isso porque, são várias as particularidades que devem ser levadas em consideração pelos profissionais.

Desta forma, o recomendado é contar com o suporte de uma contabilidade, que poderá guiar as melhores decisões.

Inclusive, acompanhe a seguir quais são as principais burocracias envolvidas na abertura de um CNPJ:

  • Porte da Empresa;
  • Regime Tributário;
  • Natureza Jurídica.

Todas as escolhas acima determinam como será feita a gestão de um negócio constituído por um ou mais médicos.

Por isso, não deixe de ter à sua disposição o auxílio de profissionais especializados no assunto!

Como o leitor pode perceber, para constituir um CNPJ para médicos, é preciso muito planejamento e conhecimento técnico acerca de diversas áreas e processos.

No entanto, ao contar com apoio de uma contabilidade especializada, o processo de abertura de empresa pode ser simplificado.

Esperamos que nosso conteúdo possa lhe ser útil. Gostou de nossas dicas sobre como abrir uma empresa? Conte com apoio de nossa equipe para a solução de suas dúvidas. 

A Contably trabalha com informações estruturadas, oferecendo conhecimento e condições para você conhecer o financeiro da sua empresa e ter maior suporte nas tomadas de decisão.

Acompanhe nosso conteúdo por nossas redes sociais e nosso blog, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com nossos leitores.