Ao tocar seu próprio negócio, é comum que pequenos e médios empresários acabem misturando as suas finanças pessoais com as finanças da empresa.

No entanto, esta ação pode causar sérios danos ao seu fluxo de caixa, podendo comprometer todo o desenvolvimento do negócio no mercado.

Em nosso artigo, iremos dividir com o leitor algumas dicas simples, mas poderosas que podem ajudar o empresário a simplificar a administração de sua empresa.

Quer saber como separar as finanças pessoais das finanças da empresa? Então confira nosso conteúdo. 

 

Como separar as finanças pessoais das finanças da empresa?

Confira a seguir as nossas principais dicas para que você, empreendedor, possa separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

 

Organize-se!

O primeiro passo que um empresário precisará dar é no que diz respeito às práticas de sua rotina empresarial. Logo, é de fundamental importância que cada profissional busque se organizar.

Deste modo, a palavra-chave para separar as finanças pessoais das finanças da empresa é ter um bom controle financeiro, tanto pessoal quanto empresarial. 

Portanto, busque organizar e separar as suas despesas pessoais das despesas da sua empresa. 

 

Não pague contas pessoais com o dinheiro da empresa

Nossa segunda dica, a princípio, pode parecer óbvia, ao leitor. Contudo, é justamente aqui onde o empresário mais costuma pecar.

Geralmente, inicia em meio uma rotina empresarial apertada em meio a tantas reuniões, com pedido para que a secretária pague uma guia pessoal das escolhas dos filhos ou do condomínio.

E quando mesmo perceber, boa parte de suas despesas pessoais estão sendo pagas juntas com as despesas de sua empresa.

E, no primeiro sinal de endividamento, percebe que este ato, antes inocente, foi o motivo para um enorme buraco financeiro.

Leia mais sobre: PAGAMENTO DE IMPOSTOS: COMO SABER SE SUA EMPRESA ESTÁ PAGANDO CORRETAMENTE?

Defina um pró labore para os sócios

Dentre um dos erros mais presentes nas empresas, praticado pelos seus empresários, é a retirada de dinheiro do caixa.

Muitas das vezes, esta ação ocorre de forma contínua, sem um valor mínimo para retirada e sem registro algum.

Contudo, este ato pode afetar diretamente a lucratividade de um negócio, uma vez que todo o lucro está indo para os bolsos do empreendedor e sócios.

Sendo assim, a fim de evitar que este tipo de problema comprometa a saúde financeira de sua empresa, é de fundamental importância estabelecer um valor mensal para o pagamento de pró-labore entre sócios, ou até mesmo somente a você. 

 

Otimize o controle financeiro

Muitos empresários acabam misturando as finanças pessoais das finanças da empresa devido à falta de controle financeiro. 

Sabemos que esta é uma demanda que requer dedicação e conhecimento acerca de seus processos. Logo, é essencial contar com apoio de profissionais especializados que o auxiliem a otimizar o controle financeiro de seu negócio.

Outra dica é a terceirização do setor contábil por meio de uma contabilidade digital. Além de otimizar o seu controle financeiro, o empresário receberá apoio com o recolhimento de impostos, organização da folha de pagamento, elaboração de relatórios contábeis, dentre outras atividades.

Leia mais sobre: Encargos Trabalhistas: Quanto custa manter um funcionário?

 

Separe suas finanças pessoais e empresariais

Outra dica importante que deve ser adotada por todos os profissionais que desejam separar as finanças pessoais das finanças da empresa é a separação de sua conta corrente pessoal da de sua empresa.

Ao contar com contas bancárias separadas, o empreendedor conseguirá ter uma noção mais ampla do que é seu e do que é da sua empresa.

Crie reservas pessoais e para a sua empresa

Toda empresa está sujeita a enfrentar períodos de instabilidade, que podem resultar em prejuízos significativos.

Desta forma, em momentos como este, é normal que empresários socorram o caixa de sua empresa utilizando suas reservas pessoais.

O contrário também ocorre, onde em um momento de endividamento pessoal, o empresário recorre ao caixa da empresa como forma de sanar suas dívidas.

Mas atenção, ambas práticas não devem ser adotadas. Tanto o empresário, quanto sua empresa, devem prezar pela criação de um reserva, poupança ou outra forma de rendimento, que possa auxiliar em um momento de dificuldade.

Gostou das nossas dicas sobre como separar as finanças pessoais das finanças da empresa? Conte com apoio de nossa equipe para a solução de suas dúvidas.

A Contably trabalha com informações estruturadas, oferecendo conhecimento e condições para você conhecer o financeiro da sua empresa e ter maior suporte nas tomadas de decisão.

Acompanhe nosso conteúdo por nossas redes sociais e nosso blog, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com nossos leitores.