Como empreendedor, você sabe a importância de contar com apoio de uma consultoria tributária? 

Considerando os seus benefícios em um contexto social, o empreendedor receberá total apoio por meio de uma orientação especializada, focada em estratégias para o sucesso e longevidade do negócio.

Sendo assim, consideramos que o papel de uma consultoria tributária é fornecer uma nova visão tanto para os empresários quanto para os gestores de uma organização, que precisam estar atentos a diversos aspectos operacionais, presentes na rotina de uma empresa e acabam deixando de lado pontos importantes para o desenvolvimento de seu negócio no mercado. 

Quer entender melhor este assunto? Confira nosso conteúdo e entenda a importância de contratar uma consultoria tributária e como ela pode ajudar a sua empresa.

 

Qual o momento ideal para buscar orientação especializada?

A contratação dos serviços de uma empresa de consultoria tributária pode acontecer em meio a diversos motivos. Dentre eles, o mais comum é a função corretiva, como por exemplo a busca por auxílio nos processos tributários ou para solucionar ações corretivas.

No entanto, o mais indicado é contar com apoio dos serviços de uma consultoria preventiva. Ou seja, contar com a orientação de um profissional especializado, a fim de antecipar os riscos e eventuais problemas que uma empresa possa vir a enfrentar.

Isso porque ele poderá acompanhar diariamente, identificando assim quais processos apresentam impactos fiscais ou tributários e fornecendo dados para tomadas de decisões mais assertivas. 

Aproveite para aprender mais lendo: SUA EMPRESA CRESCEU? SAIBA COMO MIGRAR DE MEI PARA ME DE FORMA SEGURA

 

Quais as vantagens da consultoria tributária?

Primeiramente, será preciso realizar um minucioso diagnóstico do ambiente tributário da empresa. De modo que se torne possível definir novos objetivos específicos para cada modelo de organização.

Sabendo que estes objetivos são diversos, iremos abordar a seguir os principais. Confira!

 

Diminuição do impacto tributário

Os empresários brasileiros encontram disponíveis três modelos de regime tributários. Sendo eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido. 

Cada um destes regimes apresentam regras específicas. Logo, ao contar com apoio de uma consultoria tributária, o empreendedor será orientado acerca do regime mais vantajoso para seu negócio.

 

Planejamento tributário

O planejamento tributário é uma das ferramentas administrativas mais importantes, na qual todo empresário deve contar. Dessa forma, em um cenário ideal, o planejamento tributário deve ser feito ao montar sua empresa.

Além do que, também é preciso realizar uma revisão de seu planejamento de forma anual, partindo do princípio que cada ano a empresa pode apresentar uma realidade fiscal diferente.

Sendo necessário assim realinhar todos os objetivos e procedimentos fiscais obrigatórios. 

Confira também: PAGAMENTO DE IMPOSTOS: COMO SABER SE SUA EMPRESA ESTÁ PAGANDO CORRETAMENTE?

 

Auxílio na prevenção e no controle de crises financeiras

Um sintoma comum no mercado empresarial é a “miopia administrativa”. Sintoma este que pode acabar dificultando que um empresário enxergue os problemas em sua gestão. Vindo a percebê-los somente quando os problemas estiverem agrafados.

Desta forma, os serviços de consultoria tributária atuam auxiliando na implementação de ações preventivas para que um negócio não apresente gastos inesperados, comprometendo assim o seu fluxo de caixa.

 

A consultoria em micro e pequenas empresas

Você, empreendedor, já conversou com algum especialista em serviços de consultoria tributária sobre os reflexos da pandemia e o impacto no cenário econômico?

Caso sua resposta seja não, venha conservar com um de nossos consultores e compreenda como a consultoria tributária pode contribuir para que sua empresa se desenvolva de forma saudável em 2021.

A Contably trabalha com informação estruturada, oferecendo conhecimento e condições para você conhecer o financeiro da sua empresa e ter maior suporte nas tomadas de decisão.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe mais conteúdo como este em nosso blog e aproveite para ler também: ENCARGOS TRABALHISTAS: QUANTO CUSTA MANTER UM FUNCIONÁRIO?