É de fundamental importância que o empreendedor se mantenha atento a uma série de processos presentes na rotina de sua empresa. Dentre eles, podemos citar a prevenção de passivos trabalhistas e tributários

Isso porque, é preciso dedicar uma atenção especial neste processo, considerando que eventuais gastos podem ser economizados.

E, afinal de contas, qual empresário não deseja promover uma maior economia nas finanças de seu negócio?

No entanto, também é preciso compreender o que são passivos trabalhistas e tributários, para que assim consiga realizar ações preventivas em sua organização.

Sabendo da complexidade deste assunto, preparamos este conteúdo. Leia com atenção e aprenda como o seu negócio pode realizar a prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Vamos lá?

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Pensando em abrir uma empresa? Conheça o passo a passo.

 

O que são passivos trabalhistas e tributários?

Primeiramente, para que um empresário possa adotar medidas de prevenção ao surgimento de passivos trabalhistas e tributários, é preciso que ele compreenda do que se trata. 

Sendo assim, entendemos como passivo trabalhista a soma de dívidas de origem ao não cumprimento das obrigações trabalhistas de um empregador, que podem ser direcionadas tanto a uma pessoa física quanto a uma jurídica.

Desta forma, quando uma empresa não possui uma boa gestão de pessoas, ela poderá ter como resultado o surgimento de passivos trabalhistas. O que poderá fazer com que tenha que utilizar seus recursos financeiros no pagamento de indenizações e demais custos com processos trabalhistas.

Aproveite para aprender mais lendo, sobre: Encargos Trabalhistas: quanto custa manter um funcionário?

 

Quais as dicas para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários?

Agora que o leitor já compreende melhor o conceito de passivo trabalhista e tributário, chegou o momento de compreender como promover uma cultura preventiva em sua organização.

Sendo assim, é preciso ter foco na implantação de estratégias, que possam orientar as tomadas de decisões, contribuindo assim para a construção de um bom relacionamento entre funcionários, gestores, administradores e sócios.

Confira nossas dicas a seguir:

Conheça a legislação

Nossa primeira dica, e que todo empregador precisar se ater é em seu conhecimento acerca da legislação trabalhista brasileira.

Afinal de contas, a legislação possui um vasto número de leis e tributos que, quando não conhecidos, podem acabar comprometendo o desenvolvimento de uma empresa.

Logo, é preciso compreender que nem todas as relações trabalhistas se restringem apenas a práticas de relações saudáveis.

Desta forma, o principal objetivo de uma gestão de pessoas, quando realizada de forma eficiente, deverá ser o conhecimento de todo e qualquer acordo trabalhista existente, buscando sempre manter os seus funcionários a par das informações.

Deste modo, é possível que todos tomem ciência de quais são os seus direitos e deveres.

 

Aposte no aprimoramento de sua comunicação interna 

Em segundo lugar, todo empregador que desejar atuar na prevenção de passivos trabalhistas e tributários precisa investir na comunicação interna de sua empresa.

Como um dos principais problemas encontrados internamente nas empresas, a fofoca e os assuntos especulativos acabam abrindo espaço para que interpretações incorretas sejam feitas.

Desta forma, o empregador, junto com seus gestores, deverá buscar pela promoção de uma comunicação interna assertiva. Assim, se torna possível que todos os seus colaboradores conheçam as normas e políticas internas de uma empresa.

Confira mais: Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?

 

Desenvolva uma cultura organizacional

A sua empresa possui uma cultura organizacional? Estamos nos referindo a reunião de comportamentos, valores e crenças de uma empresa.

Logo, quando um empregador opta por investir na estruturação de uma cultura organizacional, ele está contribuindo para que seus funcionários possam se manter motivados a crescerem juntos com o negócio.

Caso o contrário, a inexistência de uma cultura organizacional poderá resultar na queda do nível de produtividade, obtendo resultados menores do que o esperado.

Portanto, é recomendado que todo empregador forme as diretrizes de sua empresa, como forma de orientar os seus colaboradores a como devem se portar dentro da organização.

 

Foque na prevenção de assédios morais

Como nossa quarta dica, não poderíamos deixar de mencionar a prevenção de assédio moral dentro de uma empresa.

Uma vez que, a redução da existência de casos pode ser alcançada por meio de campanhas que incentivam a conscientização de todos os seus funcionários.

Além do que, o empregador também estará contribuindo para a melhoria do nível de satisfação em uma organização, permitindo se resguardar de possíveis indenizações futuras.

 

Acompanhe os riscos do ambiente de trabalho 

Por último, não poderíamos esquecer de citar que, na prevenção ao passivo trabalhista e tributário de sua empresa, o empreendedor deverá estar atento aos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Visto que o ambiente de trabalho pode apresentar mais problemas do que um empregador imagina.

Além disso, é preciso avaliar constantemente se sua empresa opera com metas agressivas, mensurando assim os resultados alcançados por seus funcionários.

A título de concluir, a prevenção de passivos trabalhistas, quando realizada de maneira assertiva, pode aumentar as chances de sucesso de uma empresa no mercado, assim como contribuir no alcance de uma maior estabilidade econômica.

Todas as nossas dicas compartilhadas podem ser aprimoradas quando o empregador busca pelo apoio de um profissional especializado.

Esperamos que nosso conteúdo possa lhe ser útil. Gostou de nossas dicas sobre a prevenção de passivos trabalhistas? Conte com apoio de nossa equipe para a solução de suas dúvidas. 

A Contably trabalha com informações estruturadas, oferecendo conhecimento e condições para você conhecer o financeiro da sua empresa e ter maior suporte nas tomadas de decisão.

Acompanhe nosso conteúdo por nossas redes sociais e nosso blog, tem sempre uma dica nova sendo compartilhada com nossos leitores.