Abrir uma empresa e fazer a sua gestão é um processo que envolve uma série de responsabilidades. Uma delas se faz no momento de contratar novos funcionários, onde os gestores precisam decidir entre a contratação CLT e PJ.

Deste modo, é fundamental compreender quais são as especificidades por trás de cada um dos modelos de contratação existentes. Isso porque, a opção escolhida interfere diretamente nas finanças de uma empresa.

Tanto a contratação via CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) quanto PJ (Pessoa Jurídica) possuem vantagens e desvantagens. Logo, entendê-las é indispensável para a tomada de decisão dos empreendedores.

Portanto, o que você acha de compreender 5 pontos a se considerar por trás da contratação CLT e PJ? Leia o nosso artigo até o final e descubra tudo sobre o assunto, otimizando assim a gestão da sua organização.

Aproveite para acompanhar também o artigo: eSocial: veja como registrar o reajuste do salário mínimo 2021.

 

Como é o processo de contratação CLT?

Para compreender melhor as especificidades da contratação CLT e PJ, é fundamental entender ambos os modelos de forma individual.

Com isso, vamos começar com a contratação CLT, que traz consigo uma série de deveres e direitos para os trabalhadores contratados neste modelo. Acompanhe a seguir alguns dos principais exemplos:

  • Carteira de trabalho assinada;
  • 13º Salário;
  • Férias;
  • Remuneração;
  • Recolhimento do FGTS;
  • Entre outros.

Apesar de ter à sua disposição todos os benefícios acima, o trabalhador precisa pagar um preço por eles. Ou seja, deve-se descontar um valor no seu salário, que é pago em uma proporção menor do que foi acordado.

Dessa forma, descontos como INSS e Imposto de Renda são descontados na folha de pagamento dos funcionários. Inclusive, o valor descontado pode chegar a até ¼ do salário que foi registrado na carteira de trabalho.

Além disso, um outro aspecto que deve ser levado em consideração na contratação CLT é a rigidez no cumprimento de horários e normas. Assim, a rotina de trabalho do colaborador é definida pela empresa contratante.

Caso o funcionário não cumpra tudo o que foi determinado pela empresa, ele pode ter descontos na sua folha de pagamento e até mesmo ser demitido.

 

Quais cuidados devo ter na contratação CLT?

No momento de optar pela contratação CLT e PJ, é fundamental que o empreendedor tenha o suporte de um serviço especializado. A atuação de profissionais com experiência no assunto é determinante para a tomada de decisão da empresa.

Deste modo, é necessário levar em consideração alguns aspectos importantes na contratação por meio da CLT. Veja a seguir:

  • O funcionário é uma pessoa física;
  • Ele precisa receber um salário;
  • Cumprimento de uma rotina;
  • Prestação de serviços pessoais.

Sendo assim, o profissional contratado precisa comparecer à empresa, cumprindo assim a sua jornada de trabalho e ser remunerado por meio das suas atividades.

Para o empregador, é necessário assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), realizando todas as devidas anotações, além de solicitar que o funcionário faça o exame médico admissional para se apresentar apto para trabalhar.

Acompanhe também o nosso artigo: Você sabe como separar as finanças pessoais das finanças da empresa?

 

Como é o processo de contratação PJ?

Ao optar entre a contratação CLT e PJ, é necessário compreender também como funciona a segunda opção. Aqui, trata-se de um modelo de contratação completamente diferente da primeira opção.

O primeiro aspecto é que o trabalhador não possui desconto no seu salário. Afinal de contas, a Pessoa Jurídica se apresenta como um prestador de serviço, uma vez que não possui vínculo empregatício com a empresa.

Desse modo, o profissional PJ não possui os benefícios que são garantidos por meio da CLT. As normas da relação entre empregador e empregado são definidas por meio de um contrato de prestação de serviços.

Sendo assim, o PJ não precisa cumprir uma jornada de trabalho, comparecendo à empresa todos os dias. A sua principal responsabilidade é entregar as atividades que foram determinadas no seu contrato, recebendo por eles.

Portanto, o trabalhador PJ pode acabar recebendo mais do que um CLT. No entanto, ele será o único responsável por desempenhar as suas tarefas, as entregando dentro do prazo determinado no contrato de prestação de serviços.

 

Quais cuidados devo ter na contratação PJ?

O trabalhador formalizado como PJ pode prestar os seus serviços para diferentes empresas. Com isso, o empregador que o contratar deverá entender que não existe um vínculo empregatício com ele.

Isso significa que o cumprimento das suas atividades será feito por meio da elaboração do contrato de prestação de serviços.

Além disso, o PJ não terá uma relação de subordinação com a empresa contratante. Logo, ele não poderá sofrer advertências ou punições. Uma outra especificidade é que não existe um controle da sua jornada de trabalho.

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o assunto: Como precificar os produtos do seu varejo?

 

Contratação CLT e PJ: Quais as diferenças?

Agora que você já compreende tudo o que está por trás dos modelos de contratação CLT e PJ, é essencial entender de uma vez por todas as suas diferenças. O que será fundamental para o processo de tomada de decisão.

Desta maneira, acompanhe a seguir os principais aspectos que diferenciam a contratação em ambas as modalidades:

  • Desconto no salário;
  • Tempo de duração do contrato;
  • Flexibilidade no cumprimento das tarefas;
  • Estabilidade do trabalhador.

Portanto, no momento de gerir uma empresa, decidindo assim entre contratação CLT e PJ, conte com um serviço especializado, como a Contably. Nós somos uma contabilidade diferente de tudo o que você já viu.

O nosso foco se encontra em ajudar empreendedores a realizarem os seus sonhos. Trabalhamos com informação estruturada, oferecendo conhecimento e condições para você conhecer o financeiro da sua empresa.

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar você e o seu negócio! Não perca a chance de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para mais conteúdos!

Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Plano de Negócios: Saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir.