A Medida Provisória de nº 1.021/20 trouxe consigo uma responsabilidade a mais para o empregador, que é a de registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial.

Isso porque, com a sua aprovação, o salário mínimo sofreu uma mudança e, assim, foi reajustado para o valor de R$ 1.100,00. O reajuste passou a valer logo no primeiro dia de 2021 e trouxe consigo diversas dúvidas.

Deste modo, um dos principais questionamentos diz respeito ao registro do reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial. O que faz com que os empregadores busquem compreender quais são as suas responsabilidades.

Sendo assim, a fim de proporcionar um entendimento mais assertivo sobre este assunto, nós preparamos um artigo! Aqui, você vai descobrir como registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial de forma assertiva. Confira!

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre: Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?

 

Como devo registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial?

É possível que, neste momento, você esteja se questionando sobre como registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial, não é mesmo?

Em primeiro lugar, é necessário levar em consideração duas situações distintas. Compreenda a seguir quais são:

A primeira delas diz respeito aos empregados domésticos que, no momento, estão recebendo o valor referente a um salário mínimo.

A partir de 2021, o novo contrato com os novos valores deverá ser alterado no próprio eSocial, constando assim o reajuste para R$ 1.100,00.

Por outro lado, também se faz necessário levar em consideração os empregados que recebem mais do que um salário mínimo. Aqui, o registro do reajuste deve acompanhar o que foi acordado com o seu empregador.

Desse modo, o reajuste pode acontecer em outro período. O que também vale para o percentual, que tem como base o acordo feito entre empregador e empregado.

Portanto, no momento de registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial, deve-se compreender que todo o processo não é realizado de forma automática. Com isso, ele deve ser feito antes mesmo do encerramento da folha de pagamento.

 

Quais as formas para registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial?

Quando o usuário responsável for registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial, ele encontra diante de si três opções. Confira a seguir quais são:

  • Assistente de reajuste salarial;
  • Assistente virtual;
  • Aplicativo eSocial Doméstico.

Sendo assim, o que você acha de compreender quais são as características por trás de cada uma das opções acima? Descubra a seguir!

Aproveite também para acompanhar o artigo: Pagamento de Impostos: Como saber se sua empresa está pagando corretamente?

 

Assistente de reajuste salarial

O primeiro método encontrado para registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial é recorrendo ao Assistente de Reajuste Salarial.

Deste modo, cabe ao usuário acessar o link referente ao Assistente na própria página do eSocial. A seguir, deve-se acessar também o menu de nome “Acesso Rápido”. O que vai levá-lo para os próximos passos.

Sendo assim, será necessário apenas informar todos os dados solicitados na plataforma, garantindo assim a assertividade no registro do reajuste.

 

Assistente virtual

Existe também uma segunda opção, na qual basta somente solicitar o registro do reajuste do salário mínimo para o Assistente Virtual.

Portanto, existe um ícone, localizado na parte inferior do eSocial, que dá acesso ao Assistente Virtual. Logo em seguida, deve-se acessar a opção “Reajustar salário” e todo o processo será realizado na própria caixa de diálogo.

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre: Pensando em abrir uma empresa? Conheça o passo a passo.

 

Aplicativo eSocial Doméstico

Por fim, também é possível registrar o reajuste do salário mínimo 2021 por meio do aplicativo eSocial Doméstico.

Estamos falando de uma das maneiras mais simples de se fazer o processo. O aplicativo está disponível para Android e IOS, permitindo assim que os usuários façam o download de forma gratuita.

 

E as férias?

Uma outra dúvida em comum no momento de registrar o reajuste do salário mínimo 2021 no eSocial diz respeito ao período de férias.

Isso porque, após fazer o registro do reajuste do salário mínimo, deve-se também registrar as férias, com os novos valores que serão implementados na folha de pagamento.

Agora que você leu o nosso conteúdo, já está pronto para fazer o registro de forma tranquila e sem dificuldades.

Para acompanhar outros artigos como este, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog! Nos vemos por lá!