O mês de março trouxe consigo o início do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2021. Com ele, muitas dúvidas acabam surgindo, como por exemplo: profissionais autônomos ou liberais precisam declarar?

A resposta mais ideal para esta dúvida é: depende. Em alguns casos, os profissionais autônomos e liberais precisam declarar o Imposto de Renda. No entanto, diante de outras situações, deve-se analisar uma série de fatores.

Deste modo, estes profissionais declaram os seus rendimentos obtidos para a Receita Federal por meio de algumas regras específicas.

Além disso, eles também encontram a disponibilidade de deduzir as despesas relacionadas com o trabalho desempenhado. O que permite reduzir o valor a ser pago ou até mesmo aumentar o valor da restituição.

Portanto, que tal descobrir se profissionais autônomos ou liberais precisam declarar o Imposto de Renda 2021? Acompanhe o nosso artigo e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Confira também o artigo sobre: Planejamento financeiro na retomada: 6 dicas para preparar a sua empresa.

 

O que são profissionais autônomos e liberais?

O primeiro passo para compreender se profissionais autônomos ou liberais precisam ou não declarar o Imposto de Renda 2021, é entender cada uma das modalidades de atuação.

Sendo assim, acompanhe a seguir a definição por trás de um profissional autônomo e de um profissional liberal:

  • Autônomo: Não possui vínculo empregatício com uma empresa, desempenhando as suas atividades por meio de contrato. Com isso, eles não recolhem impostos, mas também não possuem benefícios como férias, 13º salário etc.
  • Liberal: O profissional liberal pode ter vínculo empregatício com uma empresa. Eles podem apresentar tanto qualificações como também certificações. Os principais exemplos são os médicos, dentistas, professores, etc.

Agora que você já descobriu o que é um profissional autônomo ou liberal, entenda a seguir como eles se relacionam com a declaração do Imposto de Renda! Leia e encontre respostas para todas as suas dúvidas.

 

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2021?

A declaração do Imposto de Renda 2021 se apresenta como uma obrigatoriedade para pessoas físicas que se enquadram em alguns critérios.

Sendo que o principal deles é o recebimento de rendimentos tributáveis, como salários, com valor superior a R$ 28.559,70 ao longo de 2020.

Além disso, todos que, em 2020, acumularam rendimentos não-tributáveis, isentos ou tributados direto na fonte, um valor acima de R$ 40 mil também precisam enviar a declaração do Imposto de Renda 2021 à Receita.

Portanto, se os profissionais autônomos ou liberais se enquadrarem em qualquer um dos contextos citados acima, eles precisam declarar os seus rendimentos obtidos em 2020. Agora, que tal compreender também sobre as deduções? Acompanhe a seguir!

Além disso, leia também o artigo: Plano de negócios: saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir.

 

Como funcionam as deduções no Imposto de Renda?

Os profissionais autônomos ou liberais encontram a possibilidade de deduzir despesas relacionadas aos trabalhos prestados. Isso, independentemente se elas estiverem relacionadas aos seus serviços ou produtos.

Deste modo, acompanhe a seguir quais são as deduções mais comuns entre profissionais autônomos ou liberais:

  • Aluguel;
  • Conta de água, luz e telefone;
  • Serviços de limpeza;
  • Entre outros.

Ou seja, estamos falando de despesas que estão associadas à manutenção do ambiente de trabalho destes profissionais.

No entanto, é necessário compreender que, para optar pela dedução de tais despesas, deve-se guardar todos os comprovantes, armazenando cada um deles no livro-caixa. É o que garante a assertividade deste processo.

 

Por que contar com o suporte de um serviço especializado?

Um problema muito comum encontrado entre profissionais autônomos e liberais é a não declaração do Imposto de Renda. No entanto, ao optar por não prestar contas com a Receita, é possível encontrar uma série de problemas.

Isso porque o envio da declaração é fundamental no momento de aprovação de financiamentos e até mesmo na hora de abrir uma conta bancária. Logo, os profissionais, uma vez enquadrados nos critérios de obrigatoriedade, devem sim declarar o IR 2021.

Neste momento, é de extrema importância contar com o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade. Isso porque, os contadores são profissionais com vasta experiência e qualificados para enviar a declaração.

Portanto, saiba que você pode contar com os serviços da Contably! Nós trabalhamos focados na excelência do atendimento, sempre prezando por valores como agilidade e pontualidade. Conte conosco!

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos iguais a este!

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Pensando em abrir uma empresa? Conheça o passo a passo.