O processo para precificar os produtos do seu varejo deve ser justo tanto para seu cliente como também para que a empresa possa se manter competitiva no mercado. 

Desta forma, são elementos fundamentais a serem considerados no processo de precificação:

  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Volume de compra;
  • Concorrência;
  • Dentre outros. 

Além disso, também é preciso ter em mente qual será a porcentagem de lucro embutida no preço final, a ser praticado no varejo. Uma vez que, é preciso garantir que sua empresa não enfrente problemas ao fechar o caixa. 

Continue a fazer sua leitura e aprenda conosco como precificar os produtos do seu varejo. Vamos lá?

 

Quais fatores devem ser analisados ao precificar os produtos do seu varejo? 

A definição do preço de uma mercadoria depende diretamente do alcance de equilíbrio entre preço de mercado e os gastos fixos e variáveis, envolvidos no processo de sua comercialização. 

Desta forma, os custos serão todos os valores gastos referentes a fabricação de um produto, podendo ser com a compra de matéria-prima, mão de obra, fornecedores, amortização e demais gastos envolvidos no processo. 

Enquanto isso,  as despesas podem ser identificadas como todo o gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial de um negócio. Deste modo, temos os gastos como aluguel, energia elétrica, manutenção, limpeza, segurança, água, dentre outros. 

Ressaltamos que é preciso incluir os gastos variados, como transporte na entrega de mercadorias e comissão de vendedores. Afinal de contas, os seus valores podem fazer a diferença em seu cálculo final.

Além disso, também é preciso levar em consideração, ao precificar os produtos do seu varejo, o valor da carga tributária. Ou seja, o empreendedor precisa ter conhecimento acerca do sistema tributário no qual uma empresa está enquadrada.

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Como definir a margem de lucro para os produtos de seu varejo?

Após o empreendedor calcular todos os seus gastos, ele deverá incluir ao precificar os produtos do seu varejo, uma margem de lucro. 

Desta forma, ele deverá compreender o quanto de lucro será necessário para que obtenha uma taxa de crescimento positiva.

Mas precisamos lembrar que a lucratividade de um negócio precisa ser algo justo, para que assim os seus produtos possam se manter de forma competitiva no mercado.

 

Índice de comercialização: o que é e como calcular?

Como uma das formas de precificar os produtos do seu varejo, temos o índice de comercialização.

A sua fórmula é utilizada para o encontro do preço de venda dos produtos ideal. Dessa forma, o empreendedor deverá analisar de forma periódica, a fim de manter seus preços compatíveis com os demais do mercado.

Confira a fórmula a seguir: 

(100% – (% Impostos + % Custo Fixo + % Comissão + % Frete + %Margem de Lucro)) /100

Sendo assim, para que o seja possível transformar o resultado obtido em índice, será preciso dividi-lo pelo número 1.

Ao encontrar o índice, será preciso multiplicar o seu valor pelo custo de seus produtos, tendo como resultado o preço de suas vendas.

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Markup: o que é e como calcular?

O mark-up também é uma forma de precificar os produtos de seu varejo, sendo esta uma das mais utilizadas. 

Além disso, temos uma fórmula bastante parecida com a do índice de comercialização. Veja a seguir:

100/[100 – (% Custo Fixo + % Custo Variável + % Lucro)]

Um bom exemplo de sua aplicação, são as lojas de calçados que podem trabalhar cerca de 4% sobre o valor de faturamento.

Deste modo, sua fórmula também apresenta os valores de custos fixos, como valor da loja, aluguel dos imóveis, salário de funcionários, que podem representar até 15% do valor do produto.

 

Fique de olho no valor percebido pelo cliente

Durante o processo de precificação de produtos, muitos empreendedores acabam focando somente no valor de mercado, trabalhado pelos seus concorrentes.

Se esquecendo assim do valor percebido por seus clientes. E olha que não estamos nos referindo apenas ao quanto ele irá pagar, mas sim, em sua relevância para o consumidor. 

Desta forma, quando uma mercadoria é oferecida com um determinado diferencial sobre a sua concorrência e a empresa possui uma boa reputação e números expressivos de players atuantes. Tendo como principal resultado o favorecimento em seus preços.

Sendo assim, quando os clientes reconhecem a qualidade do produto que está adquirindo, ele tem maiores chances de se tornar um cliente fiel. Sendo esta uma das estratégias mais procuradas pelas empresas, hoje, ao tentar construir um relacionamento de confiança com seu consumidor.

Portanto, ao precificar os produtos do seu varejo, é de fundamental importância que o empreendedor nunca considere apenas o preço praticado pelos seus concorrentes. Sendo essencial o seu conhecimento sobre todos os custos embutidos no processo de precificação. 

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