Mudar processos, ampliar o leque de produtos e serviços, fazer uma reforma, mudar de público ou comprar maquinário novo são grandes decisões que devem ser tomadas com cuidado e atenção. 

 

Conduto, o empenho e esforço dos empreendedores não são o suficiente para orientar essas decisões. É  preciso também possuir informações confiáveis e realistas sobre o negócio. 

 

Muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso está no estudo. Em vista disso, a elaboração dos relatórios gerenciais demonstra grande importância. 

 

Quer saber o que são esses documentos e como eles ajudam você, gestor, nas tomadas de decisões? Então leia este conteúdo até o final e saiba mais!

 

Leia também sobre: BPO folha de pagamento: entenda o que é e como funciona

O que são relatórios gerenciais e por que usá-los? 

Os relatórios gerenciais são documentos gerados a partir das informações mais relevantes para um empreendedor ou empresário no processo de tomada de decisão.

 

Diferente dos relatórios tradicionais, os gerenciais não possuem somente números, e sua finalidade é ser um documento organizado, didático e de fácil compreensão.

 

Existem vários tipos de relatórios gerenciais, com diferentes funcionalidades, leia o tópico a seguir e descubra quais são!

Quais são os tipos de relatório gerencial? 

Conforme dito anteriormente, os relatórios gerenciais são usados com a finalidade de auxiliar nas escolhas dos gestores e por isso, existem diferentes relatórios para diferentes tomadas de decisão. 

 

Então, confira a seguir quais os principais tipos de relatório:

Faturamento por cliente

 

Diz respeito aos valores recebidos pela empresa por cada cliente e como os mesmos contribuíram para a formação do faturamento. 

Ou seja, este relatório mostra o quanto de dinheiro é gerado por cada cliente. 

Relatório de clientes

 

Este tipo de relatório gerencial tem como finalidade fazer uma análise do perfil dos clientes levando em conta informações pessoais. De posse desses dados, a empresa pode fornecer soluções e produtos personalizados para cada cliente.

Produtos e Serviços mais vendidos 

 

Ao identificar os produtos e serviços mais vendidos e as impressões dos clientes sobre os mesmos, o gestor consegue obter informações valiosas que orientam o controle e melhor desenvolvimento desses e de novos produtos. 

Satisfação do cliente 

 

Este relatório gerencial permite que a empresa verifique e avalie o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos, serviços e atendimento, além de avaliar também a satisfação dos colaboradores  com o ambiente de trabalho, políticas da empresa e clima organizacional.

Inadimplência 

 

O relatório de inadimplência mostra os recebimentos pendentes e auxilia o gestor/ empreendedor/ empresário a controlar o índice de endividamento da empresa. 

Esse suporte auxilia o gestor na tomada de decisões que favorecem a redução de gastos. 

Relatório de lançamento no caixa

 

O relatório gerencial de lançamento no caixa explica o que significa e como ocorrem as entradas e saídas de valores da empresa. 

Esse documento em especial proporciona uma visão dos números de maneira atualizada, favorecendo o maior controle financeiro da empresa.

 

Vendas por cliente 

O relatório de vendas por cliente permite que a empresa conheça melhor o comportamento de compra de cada cliente. 

Assim é possível entender quais são as preferências e interesses dos compradores, além de organizar as informações mais importantes sobre as vendas.

 

Leia em seguida: Como manter a organização financeira da sua empresa em momentos de crise.

 

Como utilizar as informações nas tomadas de decisões? 

Não é possível chegar a uma receita de como tomar decisões a partir de relatórios gerenciais, principalmente, por que para cada situação existem variáveis e objetivos diferentes. 

Porém, existem algumas dicas que o gestor pode levar em consideração ao fazer a utilização desta ferramenta dentro de um negócio. 

Confira abaixo quais são:

 

  1. Verifique as informações mais importantes;
  2. Identifique os melhores e piores resultados;
  3. Priorize os pontos de alavancagem;
  4. Crie um plano de ação a partir do relatório.

 

Outra questão importante é definir qual tipo de relatório é o mais relevante para a gestão da sua empresa, afinal é possível criar um relatório gerencial referente a qualquer área. Pensando nisso, a Contably separou os sete relatórios gerenciais mais importantes. 

 

Os sete relatórios gerenciais mais importantes

Os relatórios abaixo certamente são os curingas para a administração da maioria das empresas. São eles:

 

  1. Fluxo de caixa;
  2. DRE gerencial;
  3. Giro de estoque;
  4. Análise de pagamentos;
  5. Análise de recebimentos;
  6. Vendas;
  7. Posição de contas. 

 

Apesar das orientações expressas nesse artigo, essas e outras questões podem ser difíceis de serem manejadas pelo empreendedor. 

 

Portanto, a fim de obter ajuda para o correto desenvolvimento do seu negócio, conte com o suporte especializado de uma empresa de contabilidade. 

 

Afinal, o contador é a figura mais indicada para ajudá-lo a interpretar dados financeiros e para apresentar soluções contábeis para o seu negócio. 

 

Quer saber mais informações valiosas sobre a situação da sua empresa? Então faça seu relatório gerencial com os profissionais do time Contably

 

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