Depois que a pandemia da Covid-19 foi declarada em Março de 2020 as empresas têm sofrido com os impactos econômicos decorrentes dos frequentes fechamentos.

 

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, a crise econômica causada pela Covid-19 provocou o fechamento de 522,7 mil empresas, o que representa 39,4% de um total de 1,3 milhão de negócios que foram  paralisados em decorrência da epidemia. 

 

O setor que mais sofreu com os constantes fechamentos foi o setor de serviços, de acordo com a mesma pesquisa o impacto foi um pouco menor no comércio, construção e Indústria. 

 

Para manter a organização financeira da empresa em momentos de crise é preciso usar a criatividade e entender as novas demandas do público. 

 

A vista disso, cerca de 32,9% das empresas mudaram o método de entrega dos produtos e serviços e migraram para o mundo digital.  

 

As novas formas de atendimento são essenciais para manter o funcionamento dessas empresas e com isso sua organização financeira neste momento de crise

 

Quer saber como fazer a organização financeira da sua empresa neste momento de crise? Continue lendo este artigo. 

Organização financeira em tempos de crise

Fazer uma boa gestão financeira é um grande desafio em circunstâncias normais, agora imagine no atual momento? 

 

A crise econômica está exigindo dos empreendedores um alto nível de controle sobre suas finanças, visto que, o mercado está cada vez mais imprevisível. 

 

Por conta dos fechamentos, do crescente desemprego, da falta de perspectiva dos investidores, a queda do faturamento, a redução de movimento de clientes e a redução da capacidade produtiva têm dificultado o crescimento e a sobrevivência das empresas. 

 

Logo, uma boa organização financeira em momentos de crise será aquela capaz de traçar estratégias visando diminuir os impactos dessas variáveis no caixa da empresa. 

 

Leia no nosso blog: Por que o MEI precisa de contador?

Gerenciamento das finanças

Fazer uma boa organização financeira da sua empresa em momentos de crise envolve planejamento e análise da situação econômica do seu negócio. Por isso, os empresários devem evitar de cometer falhas como: 

 

  • Misturar patrimônio individual com o patrimônio da empresa;
  • Não fazer planejamento financeiro;
  • Contrair dívidas sem previsão de receitas. 

 

Outra dica importante é repensar o caminho que deve ser trilhado pela sua empresa, quais são seus objetivos e metas? Existe algum plano de ação a ser desenvolvido? 

 

Se você, empreendedor, tem dificuldades em traçar esses planos pode contar com o suporte especializado de uma contabilidade. Confira a seguir o passo a passo e saiba como manter a organização financeira da sua empresa em tempos de crise

 

Leia em seguida: Planejamento Financeiro na retomada: 6 dicas para preparar sua empresa

  1. Faça o levantamento das suas despesas

Tenha total consciência de todas as suas despesas a pagar, faça o levantamento de tudo que deve ser pago e quitado nos próximos três meses. Classifique cada dívida por tipo de despesa. 

  1. Analise suas despesas

Agora que o empreendedor já sabe quais são as despesas, é possível definir as que serão mais impactantes no orçamento. 

 

Dessa forma, será possível fazer ações corretivas no orçamento e ainda negociar condições de pagamento mais benéficas ou também adiar a quitação de dívidas para um momento financeiramente mais confortável. 

 

  1. Adeque os gastos

Tente fazer com que as despesas se encaixem ao seu faturamento, ajuste seus custos fixos de acordo com a situação do mês. Tomar as seguintes medidas pode ajudar nesta missão: 

 

  • Tente negociar com os fornecedores o adiamento de prazos de pagamento;
  • Em caso de dívidas com bancos e outras instituições financeiras, busque negociar e diminuir o valor das parcelas;
  • Evite a todo custo fazer despesas financeiras desnecessárias para a sobrevivência do seu negócio. 

 

  1. Busque soluções para aumentar o faturamento

Com um pouco de criatividade e coragem é possível buscar alternativas para aumentar o seu faturamento.

 

Faça promoções com produtos que estão há muito tempo no estoque e oferte serviços de entrega, isso pode fazer com que os clientes continuem comprando, visto que, não precisam se arriscar para ter acesso aos  seus produtos. 

 

Amplifique e diversifique suas formas de pagamento, afinal com o desemprego alto, a demanda irá diminuir e a quantidade de dinheiro disponível também.

 

 E não se esqueça de divulgar seus produtos, use as redes sociais e invista em marketing digital, tenha um perfil no facebook, whatsapp e Instagram, isso irá proporcionar mais visibilidade e confiabilidade para a sua marca. 

 

  1. Atenção ao fluxo de caixa 

Faça a gestão do fluxo de caixa da sua empresa levando em consideração as receitas e despesas previstas para o mês, dessa forma, a sua empresa não corre o risco de ficar sem dinheiro ou não honrar com os pagamentos. 

 

Ou se você, empresário, deseja usar este momento para fazer grandes mudanças na lógica de funcionamento do seu negócio, visando melhorar o desempenho financeiro, talvez seja  momento de procurar suporte contábil com quem realmente entende do assunto. 

 

Os profissionais da Contably Contabilidade Digital, são graduados em contabilidade e por isso, estão mais do que preparados para fazer abordagens financeiras adequadas à atividade e ao tamanho do seu negócio. 

 

Sediados na cidade de Campinas, trabalhamos com contabilidade focada em MEI’s, Pequenas e Médias empresas e contabilidade para empregadores domésticos

 

Entre em contato conosco e agende uma conversa, para mais artigos e informações do mundo empresarial e financeiro, acesse o nosso blog

 

Leia mais tarde: BPO Folha De Pagamento: entenda o que é e como funciona